quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Construção Compartilhada da Cidadania debate com alunos do Liceu de Caucaia Estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Liceu de Caucaia participa


Estive em Caucaia anteontem. Participei de um debate com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Liceu de Caucaia. Esse encontro ocorre de vez em quando efaz parte do projeto “Construção Compartilhada da Cidadania”, promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp, órgão da Assembléia Legislativa. Naquele momento aproveitei para chamar a atenção dos alunos a buscarem resgatar o sentimento de patriotismo, que, segundo penso, foi perdido tanto pelos representantes políticos quanto pela população. Temos que ter amor pela nossa pátria.

Também fiz uma explanação sobre a divisão dos três poderes nas esferas federal, estadual e municipal, com ênfase no Poder Legislativo, e suas devidas atribuições. Expliquei que as competências dos poderes, precisamente a dos deputados, são determinadas pela Constituição Federal. Esclareci que muitos projetos de lei precisam ser transformados em projetos de indicação por gerarem despesas ao Executivo, como prevê o artigo 60.

Outro assunto por mim abordado foi a defesa do meio ambiente, bandeira que defendo na Casa. Lembrei que Caucaia já recebeu duas comendas por ter implantado programas ambientais nas escolas, responsabilidade que avalio ser não apenas dos gestores, mas também da própria população, procurando não jogar o lixo nas ruas e reciclá-lo. Por outro lado lamentei que apenas sete dos 184 municípios cearenses possuam aterros sanitários - locais apropriados para o despejo do lixo. Muitos prefeitos colocam os aterros próximos de lagos e riachos, poluindo-os e causando doenças.

Ao término do evento, alunos questionaram a existência de projetos ambientais para o Estado e reclamaram “do descaso econômico e social” pelo qual passa a cidade, como se queixou Tailana Marcírio. Ela relatou que vários postos de saúde de Caucaia deixam de prestar atendimento por falta de prescrição médica e pela falta de medicamentos. Participaram do encontro o diretor Paulo André Menezes e os professores Herilene Rodrigues e Pedro Henrique Aragão.

O projeto Construção Compartilhada da Cidadania visa, entre outras finalidades, resgatar nas comunidades escolares os valores necessários para uma maior conscientização política e social e disseminar entre as escolas cearenses informações sobre assuntos como direitos do consumidor, preservação do meio ambiente e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário