quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Compromisso com meio ambiente


Na Assembleia Legislativa, como líder do Partido Verde, tenho feito, reiteradamente, pronunciamentos chamando a atenção da sociedade e das autoridades para que cuidem melhor do meio ambiente. Ontem lamentei o fato de líderes políticos da região asiática e dos Estados Unidos terem descartado a possibilidade de assinar um novo tratado climático internacional na Cúpula de Copenhague, que ocorrerá em dezembro próximo. Por causa dessa impensada decisão, as metas obrigatórias de redução de emissões de gases do efeito estufa para a segunda fase do Protocolo de Kyoto, serão definidas somente no próximo ano. Os países que mais poluem, os mais industrializados, estão levando a coisa com a barriga, enquanto isso o planeta vai aquecendo.

Os Estados Unidos e a China são os dois maiores emissores de gases que causam o efeito estufa, entre as 21 nações que compõem a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). Eles não querem assinar tratados e estabelecer metas, apenas se comprometeram a diminuir a emissão, mas tem que pensar mais, sofrer mais para que se possa entender que tem que ter responsabilidade para assumir uma postura de defesa do meio ambiente. A China polui muito, mas está buscando energias mais limpas.

Recentemente a TV Record mostrou as geleiras derretendo na América do Sul, nos Polos. E os homens continuam se esquivando para dizer o que vão fazer. As consequências estão aí no planeta, o aquecimento global, não estamos nos apercebendo para isso, mas a natureza está mostrando e estamos buscando o desenvolvimento do País.

Na semana passada eu estive participando da reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), onde foi aprovado o parecer técnico sobre a siderúrgica. O projeto é bom. No entanto, a matriz energética que será utilizada será o carvão mineral, que, salvo melhor juízo, é um dos poluentes que mais contribui para o aquecimento global. Desenvolver o Estado, sim, mas temos que ter responsabilidade. Nosso clima tá quente, insuportável e se aumentarmos quatro graus a vida poderá estar comprometida e o País pode ficar sem habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário