quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fechamento do hospital de Cariré, narcóticos e vítimas de câncer

Fiz um pronunciamento no Plenário da Assembléia Legislativa para denunciar o fechamento do Hospital de Cariré, no Interior do Ceará. Trata-se de uma situação lastimável. 1.200 pessoas são atendidas mensalmente pelo hospital e estas pessoas ficarão sem qualquer assistência. Há uma desídia administrativa clara por parte do poder local. A população vai ficar totalmente prejudicada em relação à saúde, porque o prefeito deixou de repassar a verba destinada ao hospital, preferindo transferir os pacientes para a cidade para Sobral.

Considero inaceitável que os gestores municipais ajam desta forma. Isto não é conduta compatível com os interesses e necessidades do povo. Infelizmente muitos prefeitos se apossam do dinheiro que vem dos governos Federal e Estadual, para ser aplicado na saúde, na educação e em políticas sociais.

No mesmo pronunciamento que fiz na AL falei sobre o problema da Delegacia de Narcóticos. Ali, parece que os policiais estão de férias, pois não se teve mais notícia de prisão de traficantes, e tampouco se vê esses policiais nas ruas.

Também falei sobre o avanço do número de vítimas do câncer, destacando que a alimentação, o fumo e a bebida contribuem bastante para esse avanço. Há, inclusive, estimativa é de que nos próximos anos, 56 mil pessoas tenham a doença.

Eu estou preocupado com o anúncio feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de que haverá corte no setor no próximo ano. E o que é pior, existem muitos planos de saúde que vive enganando os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário